quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Nossas histórias

 Em uma de nossas oficinas do observatório da escrita, propomos aos alunos construírem histórias baseadas em alguma situação de trabalho a partir de um gênero textual. Dessa proposta surgiram ótimas narrativas que você pode conferir: 




O pequeno Ravi  


                                                            Autoras: Maria, Salete, Luzinete e Daiana. 


    A mulher foi ganhar o filho no hospital e de repente ela adormeceu, enquanto isso, veio uma mulher disfarçada e o roubou do hospital. 

   Ela levou então o pequeno Ravi para sua casa. Mas graças a Deus, com a ajuda da polícia, o encontraram e o devolveram aos seus pais e eles viveram felizes para sempre. 


Amor proibido

 

Autoras: Luiza Honório, Marlete da Silva,

 Maria do Socorro, Mara da Graça


   Maria trabalha de doméstica para um homem chamado Jorge. Após alguns dias de trabalho,o patrão foi se apaixonando por Maria.

    Ela era muito cuidadosa com seu serviço e com as coisas de Jorge, assim, ele começou a prestar atenção em Maria, ela percebeu e começou a ter um carinho pelo patrão. Esse carinho virou uma história de romance linda!

    Eles se casaram e tiveram filhos e viveram uma história muito bonita. 



Cosme Soares, Vilma Martins, Jorge,

 Maria do Socorro, Yasmim Moreira 

 

    Bom, era um dia de trabalho normal e eu trabalhava de garçom na noite de réveillon.

    Estava com a bandeja de chopp na mão,servindo um cliente, quando veio outro garçom na mesma direção, batemos de frente e caiu chopp para todo lado em cima dos clientes - foi um deus nos acuda, uma tragédia - na hora o cliente começou a fazer piada com o que aconteceu e todo mundo começou a rir. Com isso meu patrão deu uma rodada de chopp grátis para distrair o que aconteceu.  


Drama

 

 Autores: Stefany Rangel, Marinete de Jesus, Paulo César, 

Monique Gonçalves e Ana Paula Lima


No meu trabalho, ainda existem coisas bizarras, porque, quando as pessoas passam mal, eles não podem atender lá. Eles mandam ir para a UPA. Lá é um hospital de grande porte, então por que fazer isso com os empregados? Isso não se faz com o pobre de um trabalhador.

É, a vida do trabalhador brasileiro é um verdadeiro drama. Temos que enfrentar a condução lotada, o assédio e a falta de respeito. Ser trabalhador no Brasil se torna um pesadelo. A pessoa não tem nenhuma valorização. O salário é completamente desvalorizado. Você trabalha muito e ganha pouco.

Trabalhar no Brasil se torna um verdadeiro teatro onde o trabalhador precisa ser o ator, a atriz e termina como um palhaço e o circo é o ambiente de trabalho.



Uma história real 


Maria Aparecida, Maria de Fátima, Marineuza, 

Maria da Luz,, Maria Cleunice


    Essa história aconteceu há 45 anos atrás, tendo como personagem principal uma menininha, inocente, pequenininha e que tinha 12 anos de idade, ela também passava por necessidade e buscava uma condição melhor para sua família. 

   Ela acabou indo parar na casa de uma bruxa  que a sobrecarregava de tanto trabalho, uma carga exaustiva. Além disso, ela trabalhava desde muito cedo e até tarde da noite. 

    O que nunca se apagou da memória da menina,foi quando uma travessa de vidro se quebrou, cortando sua mão e jorrando muito sangue. 

                                







Um dia de férias no trabalho


Autores: Edson,José,Elaine,Maria Antônia, Nathan

 

   O trabalho é uma fonte de satisfação pessoal, além de ser uma boa forma de continuar com a sociedade.

   Fiquei feliz quando meu chefe pediu para que eu pudesse fazer uma seleção completa  de tarefas de trabalhos que inspiram os colegas a atingir seus objetivos. Mas quando Nathan entrou na empresa Elaine não gostou, pois ele tomou seu lugar. Foi aí que o José intercedeu, porém o encarregado já tinha demitido ela e o Edson por justa causa. 

   No fim, Maria Antônia apaziguou tudo com seu cuscuz . 




Uma história de amor

Autores:Luíza Fidelis, Maria José Sabino,

Antonio Henrique, Maria Soares, Quitéria Bezzerra 


   Um dia eu fui ao supermercado, quando passei no setor do açougue e lá estava um belo moreno. Eu não conseguia tirar os olhos dele e meu coração quase parou. 

   Passei a ir todo dia, mas ele não me notava, até que um dia eu tomei coragem e fui até ele e perguntei se ele era casado…tive uma grande decepção,pois o meu amor era casado, no entanto, convidei ele para sair e mesmo assim ele aceitou. 

   A gente saiu e eu tive uma grande surpresa: ele não era casado, só estava me testando para saber se eu gostava mesmo dele.


Autores: Maria  Julia, Antonilda Faustino, 

Omar Jorge, Wellington  Pereira. 


   A minha aventura é no trabalho e aqui na escola da Fiocruz. E a aventura da Júlia é levantar cedo de manhã para ir a ginástica, tomar café da manhã e levar o cachorro na rua. Já a aventura de Antonilda foi voltar a estudar. Todo dia ela acorda de manhã e faz doação de café da manhã; a tarde tem entrega de quentinha e a noite tem janta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário