segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Teatro: Policarpo Quaresma

A turma Médio II do PEJA-POLO II foi ao teatro Nelson Rodrigues, na Caixa Cultural, no dia 21/10/2011, para prestigiar uma incrível produção: a peça Policarpo Quaresma, adaptação do romance de Lima Barreto, sob a direção de Antunes Filho.

É uma grande produção, que conta a história de um homem patriota e apaixonado pelas riquezas de seu país. Mas esse homem não era levado a sério e era até dado como louco. Por ter se dedicado tanto à causa do patriotismo, acabou perdendo tudo e morrendo. Seus esforços foram em vão.
Os alunos, ao se depararem com a linda história, apesar de triste, ficaram encantados. Para muitos, era a sua primeira visita ao teatro. Uma das alunas da turma, a Michele da Silva da Costa, concluiu: “É a minha primeira vez no teatro e foi show de bola!” Com certeza, foi um dia que todos irão lembrar com muito carinho.
Policarpo Quaresma não queria que morresse a nossa cultura. Até a língua indígena tupi-guarani ele defendeu.
Nós do Médio II gostamos muito e aprendemos muito com o que Policarpo passou. Como cidadãos brasileiros, também temos que lutar pelos nossos direitos.
Por querer defender nossas raízes, foi muito criticado e acabou sendo brutalmente assassinado.
Policarpo Quaresma foi um homem que se dedicou aos livros e, através da leitura, se tornou um homem sonhador, que queria transformar o seu país. Mas muitos o viam como louco, não acreditavam nele nem em suas invenções.
Policarpo também participou da guerra. Tentou não ser corrompido, mas acabou comprando uma patente.
Este homem amava o Brasil de tal forma que foi considerado um louco.

Vimos que a educação não está somente em sala de aula. É muito bom obter conhecimentos. É sempre muito gratificante sair e conhecer novos lugares, até mesmo pessoas, aprender que não podemos viver isolados da sociedade. O grupo chegou a uma conclusão: foi muito bom conhecer a Caixa Econômica Cultural, que nos levou a refletir sobre o universo da arte e da criatividade que outras pessoas têm dentro de si. Ficamos encantados com a arte de representar.

Um comentário:

  1. Sou uma aluna do PEJA e fui convidada para esse teatro. Fiquei muito feliz com o convite, pois foi o meu primeiro teatro.Esse teatro foi maravilhoso. Os atores são muito bons. E é uma história interessante.Voltei para casa tão alegre que parecia que eu estava presa no mundo isolado e longe de coisas tão lindas de se ver. Muito obrigado a todos que me deram essa oportunidade.

    ResponderExcluir